Oficinas


Oficina - Argila e Massa Cerâmica: Teorias e Práticas

Dias: 15/09, 22/09, 29/09, 06/10 e 13/10
Horário: 8h30 às 12h
Prazo para inscrições: 07/09
Resultado: 10/09

Objetivo: Essa atividade tem como objetivo, passar para os alunos conhecimentos práticos e teóricos, sobre os tipos de argila utilizados nos processos de fabricação da cerâmica. Desde o surgimento e formação na natureza, à  utilização  no preparo de massas cerâmicas  específicas para cada tipo de produção: cerâmica vermelha, refratária, porcelana, grés, faiança, paperclay, dentre outras. Os alunos contarão com aulas expositivas, aulas práticas e com uma apostila individual para consultas.

Bruno Amarante

Natural de Belo Horizonte, é bacharel em escultura pela Escola de Belas Artes da UFMG. Traz em seu currículo várias exposições coletivas e individuais. É qualificado em Tecnologia de Matérias Primas para a Indústria Cerâmica, pelo SENAI Mário Amato, SP. Freqüentou, também, aulas e cursos em outros ateliers, no Brasil e no exterior, com o ceramista e escultor Jim Hobson, em Holmfirth, na Inglaterra.
Utiliza-se da cerâmica como principal meio e suporte para a realização de suas esculturas. Trabalha com técnicas variadas, como placa, torno, bloco, queimando suas peças em raku, fornos de buraco e principalmente em forno a gás em alta temperatura.  Juntamente com a produção de suas esculturas, desenvolve uma linha de utilitários de alta temperatura, 1280º, e também objetos e adornos para decoração.    
Em seu atelier, no bairro Caiçara  -  Belo Horizonte,  possui  uma pequena fábrica de massas cerâmicas onde, também, há um showroom de suas produções e onde ministra aulas e cursos sobre cerâmica.  www.brunoamarante.com

Oficina - Preparação de esmaltes: Estudo e Experimentações


Dias: 20/10, 27/10, 03/11, 10/11 e 17/11
Horário: 8h30 às 12h
Prazo para inscrições: 08/10
Resultado: 13/09

Programa:
•    Estudo das matérias primas usadas na fabricação dos esmaltes.
•      Óxidos colorantes.
•     Tipos de Esmaltes: Transparente; Acetinado; Mate; Opaco.
•    Equipamento necessário para esmaltação: Peneira malha 80 ou 100;Balança de precisão; Almofariz de porcelana; Tubo de teste graduado(vidro ou plástico).
•    Preparo dos esmaltes
•    Métodos de Esmaltação : Imersão; Banho; Pincel;  Spray.
•    Acessórios para o forno: prateleiras (2 – 60cm por 40cm 8 suportes refratário de 15cm de altura)
•         Montagem do Forno
•         Gráfico de queima
•         Uso de cones pirométricos – Cones 4, 5 e 6 - 10 unidades de cada

 

Adel Souki

Ceramista, graduou-se em Letras Anglo-Germânicas na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Santa Maria, hoje PUC Minas e em Artes Plásticas pela Escola Guignard, BH. Após o curso de arte freqüenta por dois anos o Núcleo Experimental, sob a coordenação de Amílcar de Castro, no Museu de Arte da Pampulha. Faz também curso de cerâmica Raku com Tjerk Van der Veen, em Amsterdã, Holanda e de queimas alternativas e esmaltes para queima a lenha, com o professor Joe Larter, na cidade de Angouleme, França (1991).
No Brasil, pesquisa em Inhaúma e Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais, e Goiabeiras, no Espírito Santo. Em 1993, a convite da ceramista Sandy Brown, participa de um curso de cerâmica em Aberystwyth, no País de Gales.
Em 1996 faz workshop com Paul Soldner e Peter Voulkos, em New Jersey, EUA, e visita um centro de cerâmica em ‘s-Hertogenbosch, na Holanda. Em 1998 estagia com Eric Astoul em La Borne, na França. De lá, trouxe o especialista Landry Deese para construir seu forno túnel anagama. Em 2002 faz estágio com Alan Vaidé, em Sars Poteries, França e workshop com Peter Callas, em São Paulo. Foi premiada no VI Salão Nello Nuno, Palácio das Artes, BH (1981) e na exposição coletiva 4º Panorama das artes plásticas, na Fundação Cultural de Uberaba (2004).
Realizou diversas exposições individuais e coletivas em espaços como: Galeria FAOP; Kolams Galeria de Arte; Centro de Artes da UFES, Vitória; Espaço Cultural dos Correios, RJ; Palácio das Artes; MAM-Bahia, Salvador, entre outros.