terça-feira, 24 de agosto de 2010

Oficinas Contato 2010 - Segundo semestre





Dando continuidade às oficinas formativas que aconteceram no primeiro semestre de 2010, agora em setembro começam as atividades formativas na área de cerâmica! As oficinas acontecerão na Escola Guignard todas as quartas-feiras de 15 de setembro a 17 de novembro.

Inscrições aqui no blog!


Argila e Massa Cerâmica: Teorias e Práticas

Dias: 15/09, 22/09, 29/09, 06/10 e 13/10

Horário: 8h30 às 12h

Professor: Bruno Amarante

Currículo: Bacharel em escultura pela Escola de Belas Artes da UFMG. Traz em seu currículo várias exposições coletivas e individuais. É qualificado em Tecnologia de Matérias Primas para a Indústria Cerâmica, pelo SENAI Mário Amato, SP. Freqüentou, também, aulas e cursos em outros ateliers, no Brasil e no exterior, com o ceramista e escultor Jim Hobson, em Holmfirth, na Inglaterra. Utiliza-se da cerâmica como principal meio e suporte para a realização de suas esculturas. Trabalha com técnicas variadas, como placa, torno, bloco, queimando suas peças em raku, fornos de buraco e principalmente em forno a gás em alta temperatura. Juntamente com a produção de suas esculturas, desenvolve uma linha de utilitários de alta temperatura, 1280º, e também objetos e adornos para decoração. Em seu atelier, no bairro Caiçara - Belo Horizonte, possui uma pequena fábrica de massas cerâmicas onde, também, há um showroom de suas produções e onde ministra aulas e cursos sobre cerâmica.


Preparação de Esmaltes: Estudo e Experimentações

Dias: 20/10, 27/10, 03/11, 10/11 e 17/11

Horário: 8h30 às 12h

Professora: Adel Souki

Currículo: Ceramista, graduou-se em Letras Anglo-Germânicas na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Santa Maria, hoje PUC Minas e em Artes Plásticas pela Escola Guignard, BH. Após o curso de arte freqüenta por dois anos o Núcleo Experimental, sob a coordenação de Amílcar de Castro, no Museu de Arte da Pampulha. Faz também curso de cerâmica Raku com Tjerk Van der Veen, em Amsterdã, Holanda e de queimas alternativas e esmaltes para queima a lenha, com o professor Joe Larter, na cidade de Angouleme, França (1991). No Brasil, pesquisa em Inhaúma e Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais, e Goiabeiras, no Espírito Santo. Em 1993, a convite da ceramista Sandy Brown, participa de um curso de cerâmica em Aberystwyth, no País de Gales. Em 1996 faz workshop com Paul Soldner e Peter Voulkos, em New Jersey, EUA, e visita um centro de cerâmica em ‘s-Hertogenbosch, na Holanda. Em 1998 estagia com Eric Astoul em La Borne, na França. De lá, trouxe o especialista Landry Deese para construir seu forno túnel anagama. Em 2002 faz estágio com Alan Vaidé, em Sars Poteries, França e workshop com Peter Callas, em São Paulo. Foi premiada no VI Salão Nello Nuno, Palácio das Artes, BH (1981) e na exposição coletiva 4º Panorama das artes plásticas, na Fundação Cultural de Uberaba (2004). Realizou diversas exposições individuais e coletivas em espaços como: Galeria FAOP; Kolams Galeria de Arte; Centro de Artes da UFES, Vitória; Espaço Cultural dos Correios, RJ; Palácio das Artes; MAM-Bahia, Salvador, entre outros.